muitas2020 

belo horizonte mg





︎ ︎ ︎ ︎


💜💚, vereadora da Gabinetona, PartidA, MÃE, AVÓ

Sou uma atriz, diretora, professora e avó que entrou na política com a força coletiva do teatro, por amor à democracia e à cultura da periferia.


Na campanha coletiva das MUITAS em 2016, fui eleita vereadora com a força de Áurea Carolina, com quem formei a primeira bancada do PSOL/BH na Câmara Municipal. Juntas, criamos a GABINETONA - sempre ao lado da minha parceira, a vereadora Bella Gonçalves - e depois com a chegada de Andréia de Jesus - formamos um projeto de ocupação da política, feminista e antirracista, que tem a cultura viva como princípio e como prática cotidiana.

Nosso mandato é uma voz ativa na defesa da cultura e da educação, e dos direitos das mulheres e das crianças. Num momento em que a arte, as culturas tradicionais, a ciência e as professoras estão sendo tão atacadas, também fazemos barulho nos enfrentamentos ao ultraconservadorismo e pela garantia de direitos na Câmara Municipal de BH.

Apostamos ainda numa organização aberta, de constante mobilização social, participação ativa e muita inventividade. Desenvolvemos uma série de ações de TEATRO NO LEGISLATIVO, fazemos letramento étnico-racial por meio do projeto INDIANIZA BH e trabalhamos empoderamento feminino através do CAFÉ DA CIDA, um espaço íntimo de trocas entre mulheres a partir das minhas vizinhas dos bairros Serrano e Santa Terezinha, região onde moro há mais de 30 anos.

Ser uma “verêatriz” é uma peleja, mas sinto que o nosso trabalho tem feito muita diferença e nós queremos fazer mais! Como dizemos na roda, antes do teatro começar “eu seguro sua mão na minha para que juntas possamos fazer aquilo que eu não posso, não quero e não consigo fazer sozinha”. Vamos juntas.



Beijos,
Cida 💜💚




Somos 12 pré-candidatas:



Áurea Carolina é deputada federal por Minas Gerais e pré-candidata a prefeita de BH pelo PSOL. 

É cientista social, educadora popular, especialista em gênero e igualdade e mestra em ciência política. Foi eleita vereadora na campanha coletiva das MUITAS, em 2016, ao lado de Cida Falabella. Juntas, elas criaram uma experiência inédita de ocupação da política e compartilhamento de poder feminista e antirracista: a GABINETONA, um mandato coletivo construído, desde o início, junto à “covereadora” Bella Gonçalves. Em 2018, a eleição de Áurea para a Câmara Federal e de Andréia de Jesus, deputada estadual, permitiu a expansão desse projeto. Áurea Carolina também integra a #PartidA e a rede Ocupa Política.